A síndrome compartimental é uma complicação rara porém grave associada ao sangramento. Ela ocorre quando há hemorragia em uma região como coxa, perna e antebraço e um grande volume de sangue extravasa entre os feixes musculares, provocando compressão tecidual e consequente aumento de pressão em todas as estruturas próximas, como vasos, nervos e sistema linfático.
Os sintomas mais comuns são edema de grande volume associado à diminuição de movimento de todo o segmento afetado, mudança de coloração naquele membro, sensação de formigamento ou perda de sensibilidade e dor intensa em pontadas. A dor é o primeiro sintoma a aparecer. Muitas vezes, quando os demais sintomas aparecem, o quadro pode ser irreversível.
Ao suspeitar desse evento, procure serviço de urgência o mais rápido possível para o tratamento mais adequado. Em alguns casos o paciente pode necessitar inclusive de cirurgia para reduzir a pressão provocada pelo sangramento no local. A demora ou falha do tratamento pode trazer risco de incapacidades graves e permanentes como perda de função parcial ou total no local afetado.