Atividade física regular é fundamental para qualquer pessoa, pois apresenta como benefícios a melhora do condicionamento cardiovascular e pulmonar, treinamento muscular e articular, melhora do equlíbrio e da postura, torna o indivíduo mais disposto, além de aumentar sua interação social. A atividade física regular também auxilia na prevenção de doenças metabólicas como diabetes, obesidade e osteoporose, principalmente quando estimulada desde a infância.
Para pessoas com Hemofilia, a atividade física é particularmente importante pois diversos estudos na literatura científica demonstram que pessoas com Hemofilia praticantes regulares de exercícios apresentam menos
risco de sangramento e melhor qualidade de vida. Manter treinamento muscular, flexibilidade e propriocepção melhoram a estabilidade articular e consequentemente reduzem o risco de hemorragias.
"Pessoas com Hemofilia praticantes regulares de exercícios apresentam menos risco de sangramento e melhor qualidade de vida."
Além disso, há evidências na literatura que pessoas com Hemofilia que não se exercitam regularmente apresentam maior tendência a obesidade, tanto infantil quanto na idade adulta, maior taxa anual de sangramentos e consequentemente maiores chances de artropatia precoce, osteopenia (diminuição da absorção de cálcio pelos ossos), pior qualidade de vida e consequentemente maior risco de depressão.
Recomendamos que desde a infância as crianças com Hemofilia sejam encorajadas a participar de atividades lúdicas e de interação social com outras crianças por meio de brincadeiras, festas infantis, atividades escolares. Para isto, devemos sempre adotar alguns cuidados como evitar quedas e traumas e estimular atividades que envolvam participação com crianças da mesma faixa etária, principalmente em atividades esportivas. Evite esporte competitivo, pois, em alguns casos, a competição, apesar de ser saudável do ponto de vista psicossocial, pode levar a aumento de risco de trauma e lesões.