O que é Hemartrose?

Por que devo realizar fisioterapia após um sangramento articular ou muscular?

Hemartrose é a hemorragia que acontece dentro de uma articulação de forma espontânea ou após algum trauma ou esforço excessivo. A hemartrose ocorre principalmente na sinóvia ou membrana sinovial, que é camada mais profunda dos tecidos que revestem a articulação, chamados de cápsula articular

A membrana sinovial tem como principal característica a presença de uma rede complexa de pequenos vasos sanguíneos e são nestes vasos que ocorrem os sangramentos.

Os sangramentos ocorrem devido a uma junção de fatores, mas dentre eles podemos citar a predisposição genética ao sangramento devido à alteração da hemostase (equilíbrio da circulação sanguínea) pela deficiência de produção de fator de coagulação, as atividades repetitivas que podem levar a sobrecarga em articulações e os traumas ou pancadas em diferentes regiões do corpo.

Em geral, indivíduos com Hemofilia leve ou moderada apresentam baixo risco de hemorragias espontâneas,estando assim mais suscetíveis ao sangramento após traumas, acidentes, esforços repetitivos nas atividades de vida diária, como ficar muito tempo em pé, andar por longos períodos ou carregar muito peso, ou procedimentos cirúrgicos. Já as pessoas com Hemofilia grave apresentam risco de sangramentos espontâneos mesmo sem exposição a atividades mais vigorosas.

As partes do corpo onde ocorrem sangramentos com maior frequência são as articulação periféricas, nos membros superiores e nos membros inferiores.

"Dentre as articulações mais suscetíveis a sangramento podemos destacar o cotovelo, joelho e tornozelo."

Nas hemartroses, o contato do sangue com os tecidos articulares provoca reação inflamatória, que é chamada de sinovite aguda. Este processo inflamatório persiste enquanto durar o sangramento articular e é responsável pelo aparecimento de alguns sinais clínicos como dor articular em “pontadas”, aumento de temperatura local, inchaço e limitação do movimento daquela articulação envolvida. Assim,o indivíduo se torna momentaneamente limitado para realizar algumas atividades.

A dificuldade de mobilização da articulação afetada faz com que a pessoa adquira alguma posição de conforto daquela articulação, que geralmente é uma posição em flexão. Esta posição, mantida por alguns dias, pode provocar contraturas, que podem ser descritas como a perda do movimento articular decorrentes principalmente do inchaço e do encurtamento muscular. As contraturas decorrentes de um sangramento agudo normalmente são reversíveis, desde que tratadas da forma adequada e principalmente no tempo certo.

"Caso a contratura não seja tratada de forma adequada, ela pode se tornar irreversível, podendo levar a perda parcial do movimento articular."

O sangramento articular provoca a inibição dos sensores de controle do movimento articular, que são chamados de proprioceptores. Estes sensores são muito importantes, porque são responsáveis, dentre outras funções, por acionar o controle muscular adequado para diminuir o risco de lesões ou movimentos que poderiam sobrecarregar as articulações.

O tratamento de fisioterapia, de forma conjunta com a reposição do fator de coagulação, conforme prescrição médica, visa, a curto prazo, minimizar o tempo e a dimensão do sangramento e, a médio e longo prazo, melhorar a mobilidade da articulação, força muscular, preservação de função e treinar a propriocepção.

Outra questão fundamental é que após a resolução do sangramento e de suas possíveis complicações momentâneas, devemos adotar rotina de exercícios físicos leves e regulares, conforme orientação da equipe, visando a prevenção de novos sangramentos e consequentemente a manutenção da saúde articular.

Importante

Para as pessoas com Hemofilia grave, é recomendável a infusão do fator de coagulação antes da prática de atividades físicas ou quando a pessoa irá se expor a alguma atividade que sobrecarregue suas articulações.

Caso o paciente seja portador de Hemofilia leve ou moderada, a indicação da profilaxia será avaliada pela equipe do centro de tratamento responsável. Siga sempre as orientações do seu médico.